
A parentalidade apresenta desafios que muitas vezes são difíceis de assumir perante os outros, mas também perante nós próprios. As expectativas da família em constante re/construção não correspondem muitas vezes à complexidade e exigência da vida do dia-a-dia. Se é verdade que é preciso uma aldeia para criar uma criança, não é menos válido que é preciso criar uma rede de suporte e apoio para a família onde esta criança está inserida, para que o seu crescimento ocorra de forma saudável e feliz. O projeto mentalizando a parentalidade pretende promover, prevenir e intervir de forma holística no bem-estar familiar, através de serviços focados no período da concepção, gravidez e pós-parto.
Consulta de Psiquiatria Perinatal
Consulta médica especializada em psiquiatria para intervenção em queixas de sofrimento psicológico ou diagnóstico de doença mental no período pré-concepcional gravidez e pós-parto. Esta consulta tem como objetivo uma abordagem holística familiar, com especial atenção à importância da preparação para a gravidez, vinculação e díade mãe-bebé na gravidez e pós-parto. Todas as intervenções têm em conta os desejos e problemáticas associadas às queixas, recorrendo a propostas (medicamentosas ou não farmacológicas) que respeitem a amamentação e o ritmo de adaptação de construção da nova família.
Consulta da responsabilidade da Dra Teresa Reis
Médica Psiquiatra; Assistente Hospitalar no Hospital do Espírito Santo de Évora; Interesse especializado em Saúde Mental Perinatal; Coordenadora nacional para a Postpartum Support Intrnational; Doutoranda em Medicina na NOVA Medical School, Universidade Nova de Lisboa; Invited assistant, NOVA Medical School (NMS|FCM), Comprehensive Health Research Centre (CHRC)